Descrição
Facilitadora
Patrícia Rodrigues
Publicitária, Designer de Interiores, Consultora de Visual Merchandising, Palestrante e Colunista. Especializada em Marketing e estratégias de reposicionamento de marcas com mais de 700 Palestras e Workshops inistrados no Brasil e no exterior.
A quem se destina este Curso?
Profissionais de Vitrinismo e Visual Merchandising:
- Com dificuldade em criar projetos alinhados com as propostas das diferentes Marcas que atendem
- Que querem transpor a teorias aprendidas nos Cursos de Vitrinismo e Visual Merchandising para a sua prática profissional
- Que buscam ampliar conhecimentos sobre Experiências de Consumo e entender como o Visual Merchandising pode fazer a sua parte neste processo
- Que querem dominar o processo de criar vitrines chamativas e polêmicas
- Que precisam aprender a identificar e incorporar os conceitos das Artes ao seu trabalho em Visual Merchandising
- Que querem subir degraus na escala de qualidade dos trabalhos que criam e produzem para os seus Clientes
Lojistas e profissionais do Varejo:
- Que querem entender os critérios que separam uma vitrine de qualidade de uma vitrine comum
- Que precisam contratar profissionais das áreas de vitrinismo e Visual Merchandising e querem aprender a avaliar com critério os portfólios apresentados
- Que querem aprender a separar o gosto pessoal do critério profissional na aprovação de projetos de vitrine e Visual Merchandising
- Que buscam conhecer o que já foi e é feito pelas Grandes Marcas em termos de vitrinismo e Visual Merchandising para filtrar quais das experiências já testadas podem trazer ideias para a sua loja/marca
Porque devo participar deste Curso?
- Participar deste Curso vai mudar a sua visão sobre o Visual Merchandising.
- Se você é Profissional da área, vai estender os limites da sua atividade de modo a tornar-se um gerador de Experiências de Consumo.
- Se você é Lojista, vai entender a perspectiva histórica do Visual Merchandising, aprendendo como acontece a sua interação com a formação da imagem das marcas.
- Se você é Estudante, vai iniciar seu processo de aprendizagem na área de Visual Merchandising a partir de uma perspectiva muito mais ampla e completa do que significa a profissão.
Resultados Esperados
Ao final deste Curso, você terá aprendido:
- Como traduzir as tendências em grandes projetos de VM
- Como usar a experiência das Grandes Marcas em benefício do seu cliente
- Como falar com os novos consumidores através do VM
- Como criar projetos de VM que atendem aos objetivos de marketing das marcas
- Como criar uma Identidade em VM para cada cliente
Conteúdos
- O que é Visual Merchandising
- Porque compramos?
- O que leva a compra por imagem
- Necessidades e desejos
- Multidisciplinas do Visual Merchandising
- Visual Merchandising e seu papel na sociedade contemporânea
- Como pensar como o cliente
- O que os clientes buscam
- Virgin Consumer
- Sistemas de Visual Merchandising
- Como gerir a sistemática de Visual Merchandising
- Os 6 elementos que regem o Visual Merchandising
- Como montar um departamento
- Visual Merchandising como gerador de imagem e lucro
- Materializações de Conceitos
- Ideias e viabilidades
- Pontos fortes e fracos do Visual Merchandising
- Como saber sintetizar as tendências
- Materiais e produção
- Datas promocionais (sazonais e efemérides)
- O consumidor e seu olhar
- A anatomia do olhar
- O que de verdade um cliente vê em sua loja
- A sensibilidade aos detalhes
- Os 3 pontos quentes da loja
- Quem são os novos e os próximos consumidores
- Tendências Comportamentais de Visual Merchandising para 2015
- Quem são os grandes grupos de consumidores
- Como fazer uma leitura do cliente
- Grupos de Consumo x Estética
- Pesquisas mundiais
- Grupos genéricos (6)
- Subdivisão dos grupos e o que os atraem
- O papel da vitrine
- Tridimensionalização das tendências
- Processo criativo
- Linguagem mundial
- O poder de vendas
- A vitrine como formadora de opinião e imagem institucional
- Como medir os resultados da vitrine
- Mitos e verdades
- Tendências para Ponto de Venda
- Distribuições
- Renovações
- Identificação
- Tecnologias
- Formação de identidade através da estética
- Exercícios de criação
- Tema x Conceitualização
- Dinâmicas
- Leituras e releituras de campanhas
- Planejamento
- Logística
- Estilo
- Financeiro
- Marketing
- Produção
- Montagem
- Percepção Visual
- O efeito de cada elemento na loja
- Verticalidade x horizontalidade
- A visão em V
- Os segundos que valem ouro
- O radar humano no Ponto de Venda
- Brincando com a visão
- Simbologias
- Semiótica
- A arte na moda e a moda na arte
- O imediatismo da mensagem
- Os “ 6 “ sentidos humanos
- Como usar cada um deles em favor da loja
- O que devemos evitar
- O que buscamos
- O poder da visão
- Sistemas de pesquisa e interpretação
- Organização de pesquisa
- O poder de ver além da imagem
- Como selecionar o que realmente serve para a empresa
- O certo e o errado no processo de interpretação
- Grandes cases de Visual Merchandising pelo mundo O luxo como lição
Duração:
40 horas/aula (5 aulas x 8 horas)
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