Descrição
Facilitadora
Patrícia Rodrigues, da Vitrina & Cia, Consultora e Palestrante especializada em Design de Varejo, Trade Marketing e Visual Merchandising.
Objetivos do Curso
Ampliar a visão dos profissionais em relação ao processo criativo eficiente em Visual Merchandising: como identificar e traduzir tendências em conceitos na loja.
A quem se destina
Profissionais de Vitrinismo e Visual Merchandising que querem:
Aprender a lógica que se esconde por trás dos projetos de vitrine e Visual Merchandising para o segmento de joias e bijuterias finas; evitar os erros comuns nos projetos destes segmentos; se especializar na área de vitrinismo e Visual Merchandising de joias e bijuterias finas; dominar o processo de criar vitrines que contam histórias e tocam o coração dos consumidores; subir degraus na escala de qualidade dos trabalhos que criam e produzem para os seus Clientes; aprender como agregar valor aos produtos expostos.
Lojistas e Profissionais do Varejo que querem:
Entender os critérios que separam uma vitrine de qualidade de uma vitrine comum; agregar valor aos seus produtos através do domínio de técnicas adequadas ao seu segmento de atuação; contratar profissionais das áreas de vitrinismo e Visual Merchandising e querem aprender a avaliar com critério os portfólios apresentados; aumentar suas vendas utilizando as melhores práticas de vitrinismo e Visual Merchandising para o setor de joias e bijuterias finas; apender a separar o gosto pessoal do critério profissional na aprovação de projetos de vitrine e Visual Merchandising; conhecer o que já foi e é feito pelas Grandes Marcas em termos de vitrinismo e Visual Merchandising para filtrar quais das experiências já testadas podem trazer ideias para a sua loja/marca.
Conteúdos:
O papel do Visual Merchandising na compra de uma joia ou acessórios
- Porque compramos
- A relevância da imagem
- Mais que setor do varejo, uma identificação.
- Ousadia para ser única
- Porque este setor mudou a história do Visual Merchandising?
Comunicação de Visual Merchandising
- Da Aristocracia aos Compartilhados um novo caminhar
- A Ciência da compra de uma joia
- As marcas aspiracionais e seus segredos
- O mercado de bijuterias e similares visto como joia.
- Comunicar para vender
Materialização de conceitos
- Processo criativo
- Storytelling de sucesso
- Escolha de elementos que contam história
- Assimilando os códigos do setor
- Acessórios e bijuterias mais é mais
Visão e Consumo
- Agregando valor aos produtos
- O Ser e o Ter uma questão de vital
- Compra por impulso e Compra planejada.
- O cliente seu maior capital
A Vitrine como Protagonista
- A sedução começa no escapismo
- A vitrina de maior impulso
- Discrição com muito glamour
- Efeito espelho onde o cliente sonha !
- Periodicidade
- Criando Calendários.
O Papel da Vitrine
- Tridimensionalizar as tendências
- Linguagem mundial
- Quando a vitrine não vende?
- A vitrine como Formadora de Opinião e Imagem Institucional
- Como medir os resultados da vitrine?
- Mitos e verdades.
- Exercícios criativos
- Tipos e Estilos
- Formas e Linhas
- Compondo uma unidade
- Processos de montagem.
Simbologias
- Percepção imediata
- Novas abordagens
- Ícones Clássicos.
Lojas que Encantam
- Projetos para diferentes grupos de Consumidores
- Erros e acertos estruturais
- Store Design
- Quebrando barreiras
- A arte que inspira
Os Seis Sentidos
- Como usar cada um deles em favor da loja
- O que devemos evitar
- O que buscamos
- O poder da visão.
- O ciclo de ouro do visual merchandising na prática
Grandes Cases de Visual Merchandising pelo Mundo
- Cartier
- Tiffany’s
- Van Cleef & Arpels
- Boucheron
- Pandora
Carga horária
8 horas/aula (1 dia)
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