Criar é um processo que é diferente de pessoa para pessoa, cada uma tem um sistema, cada qual tem sua limitação. Eu me apoio em diversas técnicas e dentre elas busco inspiração nas mais variadas situações. E sempre que estou em aula tento passar algumas destas técnicas para meus alunos, dependendo da realidade cultural e do objetivo de aprendizado de cada turma.
Mas entre minhas técnicas de inspiração existe uma da qual eu gosto muito e sempre chego a resultados excelentes: os grandes nomes do design, sejam estes contemporâneos ou não.
O mundo nos oferece um grande leque destes profissionais e minha lista de favoritos não cabe em uma folha pois minhas predileções passeiam entre séculos e vão de George Nelson, Hector Guimard, Arne Jacobsen, Le Corbusier, Irmãos Campana, Karim Rashid , Fred Gellis e mais uma lista gigantesca.
Destes profissionais do design eu procuro a essência e não copiar nada. Muitas vezes o braço de uma cadeira já me transporta para uma linha de raciocínio a partir da qual muitos trabalhos já foram concretizados.
O conselho que dou aos alunos é que estudem a vida e a obra destes profissionais, pois no mínimo pode ser uma fonte de inspiração. Na pior das hipóteses, se não servir para seu trabalho é cultura e aprendizado, e será usado cedo ou tarde.
Gostaria de começar este coletânea de grandes nomes em um dos quais sou literalmente apaixonada Philippe Starck.
Quem é Philippe Starck?
Philippe Starck
Nascido em Paris em 1949, Philippe Starck é considerado um dos mais criativos e originais designers contemporâneos. A sua obra marcou o final do século XX e continua a ditar tendências no mundo do design com um estilo caracterizado por linhas diretas, orgânicas, surreais e irreverentes, com um forte sentido de humor. O estilo Starck evidencia-se num vastíssimo leque de áreas onde se desdobra o seu trabalho, desde o mobiliário e arquitetura de interiores, à iluminação, design “High Tech“, até acessórios de cozinha e de vestuário, roupa interior e uma infinidade de objetos.
La Boheme – Philippe Starck |
Quem não conhece sua famosa e bem humorada Juice Salif ?
Basicamente todas as peças de Philippe Starck são objetos de desejo, prova incontestável disto foi seu endorsement com os Cristais Baccarat com peças de um luxo máximo e outras com subversão característica do seu estilo.
Baccarat by Philippe Starck |
Faena – Bueno Aires |
Faena – Bueno Aires |
Faena – Bueno Aires |
Faena – Bueno Aires |
Mas existem outros tantos dos quais não posso deixar de mencionar com o Hotel Fasano no Rio de Janeiro.
Hotel Fasano Rio de janeiro |
Vejam outros hotéis de sua autoria.
Clif Hotel |
Jia – Shangai |
Jia – Shangai |
Royal Monceau – Paris |
Royal Monceau – Paris |
Gosto de ver e rever seus trabalhos e sempre extraio de cada um deles uma linha a ser trabalhada, às vezes de forma sutil e noutras de maneira escancarada.
O bom humor e a irreverência realmente fazem parte do trabalho do francês que mostrou como alguns objetos podem ser extremamente funcionais e ao mesmo tempo belos.
Uma das coisas que mais admiro no trabalho de Philippe Starck é como ele transita entre o mundo do luxo e o mundo da irreverência com naturalidade.
Há um projeto social dele sobre moradia de baixo custo e baixo impacto ecológico. Ele tem uma posição de engajamento social (bem diferente do seu passado) na qual o coletivo e o bem estar de todos fazem parte de suas criações.
Conheça mais quem ele é e sua obra e tenha certeza que muitas inspirações brotarão de suas mentes.