Branding da Fauchon: irresistível em todos os sentidos

Branding da Fauchon: irresistível em todos os sentidos

Fauchon é uma marca que nasceu em 1886 e desde então se tornou a referência de pâtisseries mundial, mas com uma identidade única:A FRANÇA.

Vou tentar aqui falar da Fauchon de maneira isenta, mas confesso que sou apaixonada por tudo que se refere a esta marca. Observem que falei MARCA, pois é isso mesmo que ela soube fazer com maestria, sem falar de suas delícias como as tradicionais Éclair e Madeleine.

Valorizar e reforçar seus diferenciais em absolutamente tudo que fez, um branding marketing impecável desde as cores até a mais simples embalagem (isso se pudermos achar algo simples ..)

Apesar de secular ela não parou no tempo, mas soube fazer o tempo trabalhar a seu favor, tendo sua principal loja no mesmo endereço na charmosa Place de Madeleine desde 1886, sua loja flag assim como as demais são modernas e utilizam cada espaço para nos fazer perder a cabeça com suas iguarias.

Mas voltando ao nosso foco, mesmo em uma loja com mais de 100 anos a ousadia e a identidade da marca estão lá como uma assinatura francesa, como poucos sabem fazer.

Magenta, preto e branco são trabalhados em uma sintonia impensável. O que poderia ficar over ficou simplesmente divino.

E estas cores percorrem a loja, as embalagens, a comunicação, sem existir conflito e – o mais importante – sem ser cansativo. A grande verdade é que as caixas e latas da Fauchon são por muitas pessoas colecionáveis, tanto que as embalagens fazem parte constantemente da comunicação da marca.

Suas lojas usam e abusam de luzes que ressaltam seu maravilhoso rosa e sem força alguma a loja nos convida a passear por entre suas mesas e gôndolas e ainda se surpreender a cada instante.

Em minhas aulas uso muito a Fauchon como referência por vários motivos, mas o que mais me impressiona é como eles sabem magnificamente trabalhar o  DESEJO  de maneira provocante, sensual e convidativo a deliciar-se nos mares de seus produtos.

O conceito todo é traduzido em suas bocas carnudas e provocativas. É uma sensualidade quase que típica de Paris, boca, comida, delícia, porém sem ser vulgar.

Esta comunicação vai permeando todas as ações da marca e nos embriagando no sentido poético da palavra.

Se fossemos resumir Fauchon em uma única palavra seria SEDUÇÃO.

Fica tentada a usar uma frase quase que piegas, mas “ Ir a Paris e não ir na Fauchon é como ir a Roma e não ver o Papa “.

Nada original, mas com certeza uma verdade.